domingo, 14 de dezembro de 2008

Capitu, uma grande maluquisse


Não podia deixar de escrever sobre a microssérie que foi transmitida na Globo, baseada na obra de Machado de Assis, Dom Casmurro.
Houveram outras adaptações, mas nenhuma tão boa. Pode ser que parecesse maluquice para muitos, mas ótima para mim. Com a estética de Moulin Rouge e maluquice de unir o velho com o novo como na adaptação mais recente de Romeu+ Julieta (Aquela com Leonardo Di Caprio, e Claire Danes), nos fazer perder a noção de tempo, não sabemos mais se estamos no passado ou no presente.


Mas o mais importante desta adaptação é que a leitura é fiel. O narrador, Bentinho narra a história com as próprias palavras do livro, para que agente não se esqueça da genialidade de Machado de Assis.



Os personagens ganham rosto. Os atores atuam com a emoção a flor da pele, afim de mostrar o que realmente estava se passando dentre eles. Exagero nas formas.




O figuno é belo. A musica é otima. Os atores ótimos. Tudo uma grande loucura pra representar Dom. O único problema é que foi uma adaptação para poucos assistirem, além de tarde, os conservadores achariam que era tudo uma grande esquisitisse.
Uma ótima adaptação. E sim, eu acredito que Capitu tenha traído Bentinho com Escobar.
Leia Dom Casmurro, se estiver com preguiça assista á leitura coletiva no site: http://www.milcasmurros.com.br/

Sandy Quintans

2 comentários:

  1. RsRsRs. Mas é novela do mesmo jeito. RsRs

    ResponderExcluir
  2. Não importa o quão moderna ou o quão antiga parece ser uma montagem. O que importa é o quanto ela toca quem a assiste.

    Tratando-se de Dom Casmurro e tratando-se de Machado de Assis fica mais fácil. Afinal ambos encantam com grande genialidade.

    Obra e autor se confundem nessa história!

    Belo post!

    ResponderExcluir