quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Quando era silêncio.

Lembro que quando eu era criança eu era muito quieta, muito tímida. Acho que isso é normal quando se é pequeno, embora as pessoas falantes demonstrem isso desde de pequenas. Isso não aconteceu comigo. Eu sei que tem gente que pensa que gente quieta é infeliz, mas te digo que era mais feliz quando vivia em silêncio. A vida acontecia tudo aqui, dentro da minha cabeça. Talvez tivesse sido a escolha dos tímidos, mas talvez eu não fizesse questão de me relacionar. Isso poderia até ser inconsciente.
Um dia, a vida me levou a ter voz, eu não sei por quê. Tem muita gente tímida que continua até o fim, e por mais quieta que eu ainda seja eu já quase não encontro nada de mim. Deixei as pessoas baterem na porta e até entrarem. Eu aprendi a gostar das companhias, mas não aprendi a gostar das descobertas. Ás vezes me dá uma vontade de voltar pra dentro, igual se faz a tartaruga. Mas pro meu azar não sou tartaruga, sou gente.
O que me incomoda de verdade é que quanto mais eu vivo, menos eu acredito, menos eu consigo. Vou descobrindo problemas que antes estava solto, e que agora eu descubro, e que agora me descobriu. Me sinto impotente, e ás vezes insuficiente. Minha voz é cada vez mais ácida, ás vezes me assusta. Não quero mais sentir medo do mundo e nem de mim. Eu não quero desconfiar, quero acreditar.
"Sinto impulsos covardes, assustadiços e escapistas de voltar. Também porque sinto saudade, muita, de tudo. Mas sei que não devo"
Caio Fernando Abreu
Sandy Quintans 

2 comentários:

  1. Ultimamente tenho me lembrado que na minha infância eu não era das crianças mais desinibidas e cheia de amizades. E tenho descoberto que eu também era mais feliz assim. Felizmente tenho conseguido voltar, aos poucos, a ser o que era antes, mas de um jeito meio ranzinza de ser.

    Acho que se alguma coisa está no incomodando o jeito é mesmo forçar pra tudo ficar de um jeito que a gente goste. Ainda mais se tratando da gente mesmo.

    ResponderExcluir
  2. eu vivi o inverso... quando eu era criança era uma pimentinha, muito bem comportada, mas uma pimenta, falava tudo que me dava na telha, debatia com tudo e todos hoje ao me tornar adulta sou tímida e muito observadora, sinto muito saudade deo meu eu falastrão e debatedor, mas não sei onde eu me perdi!!!

    ResponderExcluir