quarta-feira, 24 de abril de 2013

Um espaço para dois

Eu já escutei diversas vezes que alguém prefere cachorros, por serem mais dóceis, carinhosos e dispostos a brincar sempre. Assim como escuto de quem prefere gatos, que eles são independentes, limpos e amáveis. E assim, assumem qual é o melhor bicho de estimação e os defendem por suas diferenças. Só que ninguém precisar amar apenas aos gatos. E não precisa amar apenas aos cachorros. Pois são duas coisas diferentes, com características diferentes e que podem ocupar o mesmo espaço. Eu amo gatos. E amo cachorros. E foi assim que percebi que duas coisas diferentes não necessariamente são opostas. Um não anula o outro. E sim, existe espaço para dois.
Assim como existem gatos e cachorros, existem homens e mulheres. Homens e Mulheres possuem características diferentes. Homens fazem xixi em pé, enquanto mulheres sentam. Mulheres engravidam, homens acompanham. Mulheres menstruam, homens são iguais todo o mês. Mas isso não quer dizer que mulheres são melhores do que homens, assim como gatos não são melhores do que cachorros. E apesar de necessidades diferentes, ambos têm em comum o fato de serem seres humanos. E assim como gatos e cachorros necessitarem de cuidados e carinho por serem animais de estimação, os humanos necessitam da garantia de direitos, por serem pessoas.
Foi a partir deste princípio básico da vida, que me tornei feminista. Assim como sempre desejei a garantia de direitos para gays e negros, por serem seres humanos, eu quis que mulheres pudessem ser respeitadas pelo mesmo fato. E mais do que isso, eu não preciso ser gay pra entender que um homossexual necessita de igualdade de direitos, assim como os negros. Isso quer dizer que você não precisa ser mulher para defender uma. Basta se assumir humano.

Sandy Quintans

Nenhum comentário:

Postar um comentário